quinta-feira, 29 de julho de 2010

Signos

Áries

21/03 a 19/04

  • Regente: Marte
  • Elemento: Fogo

Áries corresponde ao primeiro signo do zodíaco. Simboliza assim o próprio princípio das coisas. A representação mais imediata de seu significado é a de um ser vivo em seus momentos iniciais; ou a explosão primeira que deu origem ao universo. No começo tudo é débil e incerto. Ao vir à existência, a criança irrompe em um choro impaciente, lutando para não sucumbir ao mundo que a cerca.

A entrada do sol neste signo corresponde ao início da primavera no hemisfério norte. Novamente temos aí o sentido de Áries. A primavera faz brotar a vida a partir da aridez gélida do inverno. Nascer constitui um fenômeno muito impressionante. Os instintos mais básicos do ser vão impeli-lo em direção ao desconhecido, com o propósito mesmo de realizar-se. Áries reproduz simbolicamente este surgimento, com todas as características avassaladoras e irracionais de um processo súbito, espontâneo e auto-suficiente.

Instinto, primazia e iniciativa são palavras-chave a todo ariano. Serão os pioneiros em diversas frentes da vida, muitas das quais consideravelmente arriscadas. Isso não os amedronta: correr riscos é uma rotina para eles. Ainda mais se o desafio for estimulante.

Seu elemento é o fogo, e de todas as formas de fogo a que mais os define é a explosão. Podem de um momento para outro enamorarem-se de uma idéia, um objeto, ou pessoa, e tomam-se de paixão. Despenderão em pouco tempo uma energia enorme neste objetivo, muito mais do que qualquer outro signo conseguiria.

São primeiros em tudo e, por isso mesmo, líderes inatos. São eles quem tomam as rédeas de grandes empreendimentos e projetos. Porém, se contrariados, sua energia volta-se para a agressão. Pois no afã de tocar suas idéias, os arianos tendem a obcecar-se e compelir os demais a seguirem-nos. E certamente perderão por completo a noção da diplomacia.

Mitologicamente, representa este signo a figura de um carneiro. Em inúmeras culturas primitivas foi o carneiro associado ao princípio vital fecundante, que desperta o homem e o mundo. Em seus chifres reside uma força brutal que lhes permite guerrear, atacar ou mesmo matar. Esta ambivalência do carneiro, entre o poder criativo e destruidor, sufoca cronicamente os nativos deste signo, que precisam mais do que qualquer um aprender a dosar o duplo aspecto de sua personalidade para que a explosão que por dentro os consome não se torne um mero fogo de palha. Na verdade, o grande dilema destes indivíduos é justamente finalizar o que começaram. É comum abandonarem tudo no meio do caminho, atraídos pela aventura de uma nova realização, quando não põe tudo a perder em função de sua própria irritabilidade.

Tal como a criança, podem parecer muito mimados, por quererem tudo primeiro para si. Eu, eu e eu será a frase final com que procurarão encerrar muitas das discussões que os desagradam. Além disso, tendem a possuir uma acentuada arrogância e irascibilidade. Tirando os exageros, os arianos serão aqueles que vão fazer as coisas realmente começar.

Amor

O ariano é um verdadeiro apaixonado, se entregando completamente ao ser amado.Ter um relacionamento com uma pessoa nascida sob o signo de Áries não vai ser nunca tedioso. Românticos e passionais, eles fazem de tudo para agradar a pessoa amada, e entram de cabeça no jogo da conquista. O aspecto negativo dessa característica é que o ariano gosta mesmo é do jogo de sedução, ou seja, assim que alcançam seu objetivo, ou sua "caça", eles já começam a planejar o próximo ataque. Isso não quer dizer que o ariano não possa ou consiga ser fiel ou feliz em um relacionamento estável. Ele só se inquieta se as coisas se tornam monótonas e paradas em sua vida, e um relacionamento sólido, estável e rotineiro não tem muitos atrativos para as pessoas desse signo. Arianos precisam de companheiros que sejam fortes e desafiadores, que os impulsionem para níveis mais altos, tanto mental quanto fisicamente. Se você está apaixonado/a por um, saiba que terá que aprender a ceder e a fazer as pazes.

Carreira

Com seu temperamento explosivo e a necessidade de estar sempre em liderança, os arianos não deixam para trás uma boa disputa. Cheios de energia, querem sempre chegar na frente, mas claro com estilo e charme. Nada de fazer inimigos, a maior sacada dos arianos é encarar as coisas como um jogo, sem conseqüências mais sérias além da vitória.

O que os arianos mais gostam é de conquistar prestígio e popularidade. Exibir um padrão social "classe A" é a cara de Áries, que adora mostrar o carro novo. Posições de comando para arianos permitem que eles exerçam com maestria sua melhor aptidão.

Arianos são bons cirurgiões, dentistas (adoram ser precisos!), atletas e claro, ótimos empresários.

Virgem

23/08 a 22/09

  • Regente: Mercúrio
  • Elemento: Terra

Virgem é o sexto signo do zodíaco. Corresponde ao momento em que o jovem se conscientiza de suas primeiras responsabilidades. Esta imagem é mais clara quando pensamos acerca dos antigos ofícios. Os aprendizes naturalmente sentiam-se impelidos a aperfeiçoar seu conhecimento no campo do trabalho. Seu sucesso dependeria de sua experiência e destreza.
No hemisfério norte, o sol entre neste signo no último mês antes do outono, na época da colheita e do enceleiramento. A organização e armazenamento das sementes requer um espírito metódico e laborioso. Virgem tem justamente estas qualidades.

Detalhistas, afeitos à rotina, os virginianos trabalham duro em seus objetivos. Jamais dão um passo maior que a perna. Tudo para eles segue um plano rigoroso. Cada etapa é bem estabelecida e faz parte de uma ordem pré-determinada. Não importa se o resultado final será atingido em 10 anos ou no dia seguinte; seu ritmo de trabalho continuará o mesmo. Não se afobam com prazos. Ao contrário, é comum terem tudo pronto bem antes da data marcada, de tão bem planejados que são.

Como Touro e Capricórnio, seu elemento é a terra. Virgem é um signo pé no chão. Seus nativos não costumam acreditar muito naquilo que não pode ser provado logicamente. O senso analítico os ajuda a discernir os pormenores de uma questão. E justo nestes detalhes é que pode estar a chave para a compreensão do fenômeno. Isto pode passar despercebido por todos, mas não para o virginiano.

Sua competência é inegável. É comum terem muito mais tarefas a cumprir do que os outros, pois os colegas de trabalho, e mesmo seus superiores, tendem a confiar mais neles, e inevitavelmente recorrerão a eles muitas vezes. O nativo de Virgem não irá protestar: a modéstia é uma de suas maiores virtudes. Para ele, o trabalho é uma paixão, e não um dever. E quem poderia questionar os atos de um apaixonado?

A busca pela perfeição é uma constante em sua vida. A cada momento, o objetivo é superar-se em produtividade e dedicação. Este propósito infelizmente costuma sair do controle deles. O perfeccionismo azeda numa postura crítica predominantemente negativa, que se volta indistintamente tanto para os outros quanto para si. Podem perder um tempo enorme apenas revisando o trabalho já realizado. Muitos projetos ficarão anos a fio em preparação, pois sempre haverá algo que eles querem aperfeiçoar.

A atenção às minúcias não se restringe ao nível profissional. Ela também se reflete em sua mania com a higiene pessoal. São tão asseados e preocupados com a saúde que facilmente se tornam hipocondríacos e obcecados com limpeza.

Na mitologia, Virgem representa uma jovem alada que porta uma espiga de milho, símbolo da colheita. Só se colhe o que se planta. Os virginianos são aqueles que plantam e colhem, e não temem esperar o momento certo para isso. Continuarão plantando normalmente, noutras paragens, enquanto mantêm atenção constante sobre a terra já cultivada.

Amor

O amor não é um assunto que deixa Virgem à vontade, já que ele preza muito mais pela razão do que pela emoção. Virginianos têm dificuldade para se comprometer e relutam muito para confiar em seus instintos e emoções.
Na verdade, o que acontece é que as pessoas desse signo têm muito medo do desconhecido e, em se tratando de assuntos do coração, nós nunca temos certeza do que o caminho que escolhemos nos reserva. É por isso que o virginiano tenta racionalizar seus sentimentos e não se entregar e se comprometer.
É por isso que, para conquistar Virgem, você precisa, antes de tudo, ser seu amigo e confidente. Virgem não procura um grande amor, e sim um companheiro.

Carreira

Quem nasce sob o signo de Virgem é um excelente observador. Gostam de organização; por isso se oferecem para ajudar sempre. Virginianos são muito organizados e metódicos em suas ações. Têm sempre uma solução na manga porque "pescaram" aquele aspecto da coisa que ninguém percebeu.

Apesar de detalhistas, são bastante práticos. Inteligentes, se esforçam em deixar tudo perfeito. Virginianos são o "pé no chão" do grupo de trabalho; sempre vão oferecer a solução mais prática e, portanto, mais viável.

Quem nasce sob o signo de Virgem tem chance de se dar bem nos campos investigativos, como o das Ciências. O seu senso de organização conferem a eles posições de comando ou administrando um negócio.


Capricórnio

22/12 a 19/01

  • Regente: Saturno
  • Elemento: Terra


Capricórnio


Capricórnio, o décimo signo, inicia-se com o solstício de inverno, no hemisfério norte. Simboliza a retração, a dureza, o recolhimento, a frialdade. Nesta época é preciso ter muita habilidade e paciência para suportar os rigores do clima. Também representa a chegada, do adulto, ao auge de sua carreira, após uma árdua ascensão, galgada a custo de muito trabalho. É o símbolo do pai, e de seu mundo: todo o ambiente mais sóbrio e silencioso, emocionalmente distante, cheio de regras e deveres, mas também de recompensas para aqueles que sabem aguardar por elas. Trabalho e seriedade são os atributos básicos do capricorniano. Seus ganhos e sucessos são frutos de sua atitude, altamente direcionada e planejada. A ambição é a força motriz de seu comportamento. Eles almejam destacar-se, chegar ao cume; e dedicarão o máximo de si na busca deste ideal. Renunciarão a todo luxo e conforto, enquanto não atingirem sua meta.

São bastante tradicionalistas e conservadores. Têm dentro de si um senso forte de hierarquia, o qual não quebrarão por nada no mundo. Não são de criar inimigos, pois consideram que isso só iria atrapalhar sua projeção. Irão assumir postos secundários sem reclamar, ainda que abaixo de sua capacitação, sabendo que lealdade e determinação são por fim reconhecidas.

Gostam da solidão como poucos. Nela restabelecem-se e reordenam os pensamentos. Mas nela também se refugiam e se entregam à melancolia e ao pessimismo. Não conhecem muito da alegria. Parece-lhes que a alegria é um mito, com o qual gente séria não deve perder muito tempo.

O capricorniano tende a ser muito rígido com os outros e consigo mesmo. A disciplina é um elemento indispensável para indivíduos tão tenazes assim. O capricorniano se mantém forte e impassível, e não desiste, custe o que custar. Pode tornar-se um avarento insuportável, ou uma pessoa viciada em trabalho, esquecendo por completo dos cuidados com a própria saúde, ou da atenção aos seus entes mais próximos.

Esta frieza certamente só lhes é possível sob uma repressão descomunal de suas emoções. Um capricorniano evita falar de seus sentimentos, mesmo perante seus (poucos) amigos mais próximos. Se possível, o capricorniano finge que o sentimento não existe, pois quando pensam neles ficam menos objetivos. Quando a emoção lhes aflora, eles assustam-se e encolhem-se como uma criança medrosa.

Por ser um signo cardinal, o capricorniano é um iniciador. Quando direciona esta energia para uma carreira, ele irá longe. Ele é bem prático quanto a isso: sabe aonde quer ir e como chegar lá. Não gosta de correr riscos. Sua grande dificuldade é lidar com o que está além de si. Pois planejam tanto que podem tornar-se escravos de seus próprios planos, sem espaço para improvisar quando é preciso.

Mitologicamente, o signo é representado por uma cabra com cauda de peixe. A cabra é o animal que sobe a montanha até o cume, ainda que precise desferir algumas cabeçadas no que estiver bloqueando o seu caminho. A cauda indica a origem marinha. O capricorniano sobe, pois, do nível do mar até o topo do mundo, pelos próprios esforços.

Nenhum comentário: