sábado, 5 de março de 2011

Muralha da China

A Grande Muralha da China


A Muralha da China, também denominada de Grande Muralha, corresponde a uma intrigante construção arquitetônica edificada na época da China Imperial com finalidade militar.

A construção da Muralha foi realizada no decorrer de dois milênios, abrangeu muitas dinastias, não é constituída somente por uma estrutura e sim composta por várias muralhas. No início de sua construção a utilização era fundamentalmente militar, hoje representa um dos principais símbolos da China e se consagra como um importante ponto turístico.

A construção da Muralha teve início no ano 220 A.C. e sua conclusão ocorreu somente no século XVI, na dinastia Ming. De acordo com historiadores, para conceber tal monumento foi necessário o uso da mão-de-obra de milhões de pessoas.

Os colonizadores europeus que chegaram ao continente asiático, mais precisamente na China, permaneceram perplexos ao contemplar o elevado grau de desenvolvimento tecnológico inserido nas civilizações da Índia e China, pois se tratava de uma época remota.

Apesar disso, os chineses já dominavam diversos assuntos como a matemática, astronomia, artes, cartografia e possuíam domínio pleno em técnicas de engenharias destinadas à construção de edificações tais como a muralha.

Um dos principais, senão o mais importante, exemplos de aplicação de conhecimentos de engenharia é a Muralha, imensa construção arquitetônica que possui aproximadamente 2.300 quilômetros de extensão, 7,5 metros de altura e 3,75 metros de largura, é considerada como uma das mais fantásticas obras construídas pelo homem, hoje é reconhecida com uma das sete maravilhas do mundo.

O objetivo militar da Muralha da China era de impedir a entrada de tribos nômades oriundas da Mongólia e da Manchúria, essa construção pretendia defender o norte do país contras tais invasores.






11 Coisas que deve saber acerca da "Grande Muralha China"

1 - Ela é visível da Lua?

"A Grande Muralha da China é a única obra humana que pode ser vista do espaço a olho nu." Tudo isso foi por água abaixo quando em 2004, o primeiro astronauta chinês a ficar em órbita na Terra, Yang Liwei, declarou que a Muralha da China não era visível naquelas condições.

A NASA anunciou que o que eles achavam que fosse a construção era, na verdade, o traçado de um rio entre as montanhas, tendo reconhecido publica e oficialmente que a Grande Muralha da China não é visível do espaço sem ajuda de aparelhos.

Aliás, segundo a Academia de Ciências da China (ACC), outras grandes obras, como as pirâmides do Egito ou até mesmo a hidrelétrica de Itaipu podem ser vistas do espaço de acordo com alguns fatores: as condições atmosféricas, a capacidade de interpretar as estruturas vistas da órbita terrestre e, obviamente, a localização do observador.

2 - É uma única muralha?

Não. Esta enorme estrutura foi construída ao longo de 2.000 anos, por várias dinastias e é constituída por diversas muralhas interligadas. Um dos trechos mais populares entre os turistas chineses é Muralha de Badaling, próxima da cidade de Beijing, que está aberta ao público desde 1957.

3 - É um antigo cemitério?

Relatos históricos informam que, pelo menos um milhão de escravos e os prisioneiros de guerra foram usados para construir a Grande Muralha. Durante a obra, milhares de pessoas morreram devido à fome, frio e doenças. Os corpos eram então enterrados nas fundações da Muralha evitando assim perdas de tempo a criar cemitérios e a transportar os corpos. Durante séculos, a Muralha foi conhecida como o cemitério mais longo no mundo. Segundo os historiadores, nalgumas partes desta Muralha, cada metro linear, custava a vida de três trabalhadores.

4 - Qual é o seu comprimento?

Os chineses chamam-lhe a Muralha dos 10.000 li (1 li é aproximadamente 530 metros). Deste modo, podemos calcular que ela se estendia por aproximadamente 6.450 quilómetros. Ela atravessava campos, florestas, desertos e montanhas.

5 - A Muralha Cumpriu os seus objectivos?

Sim. Ela travou os ataques vindos de Norte até à altura em que o governo Chinês enfraqueceu devido a guerras internas. Aí a Mongólia e Manchúria, aproveitaram o vazio governamental Chinês e conseguiram atravessar a Grande Muralha.

6 - Esta estrutura é apenas uma Muralha?

Não. Ao longo da Muralha, a cada 300-500 metros foram construídas plataformas e torres de vigia que tinham diversas finalidades. Eram postos de observação, postos de batalha, depósitos de armas e pontos sinalização. Ao todo estima-se que tenham sido construídas mais de 10.000 torres.

7 - Uma grande estrada

Nos seus tempos áureos, a Grande Muralha foi também usada como estrada, por ali transitavam materiais, equipamentos, mercadorias e passageiros. Era um meio para pessoas e bens chegarem ao seu destino em segurança.

8 - Que tipo de materiais foram usados na sua construção?

No inicio da sua construção foram usados essencialmente a terra, pedra, e madeira. A terra era compactada e reforçada com esteiras de fibras entrançadas. Perto de Beijing a Grande Muralha foi construída com blocos de calcário. Noutros locais foram usados, granito e tijolos cozidos. Nalgumas secções ocidentais foram usados basicamente a lama e barro, tornando esses trechos mais susceptíveis ao desgaste, erosão e destruição ao longo do tempo. A parte Muralha que está melhor conservada, e que pode ser vista até hoje foi construída durante a dinastia Ming. Aqui foram usados materiais mais resistentes e, os lados e topo da Muralha foram revestidos a pedra.

9 - O que resta dela?

No início de 2004, num relatório oficial, verificou-se que, só um terço dos 6.450 quilómetros originais existiam enquanto muralha. Tudo o resto são ruínas e, a cada ano que passa, o seu comprimento fica menor. É notória e preocupante falta de conservação deste monumento. Em 1950 o líder de chinês Mao Zedong incitou a população a "permitir que o passado servisse o presente", e, os agricultores foram aconselhados a demolir partes da Muralha para usar os tijolos e pedras na construção das suas casas, chiqueiros e muros.

10 - A lenda de Meng Jiangnu

Segundo a lenda, Meng teria feito um casaco para proteger o seu marido do frio do Norte, enquanto aquele trabalhava na construção da Grande Muralha. Algum tempo mais tarde ela descobriu que ele tinha morrido e que fora enterrado debaixo dela. Triste e amargurada, Meng chorou tanto que os céus se condoeram e abateram a parte da muralha onde o corpo do seu marido estava, para que ela pudesse dar-lhe um enterro decente. Ela reconheceu-o pelo casaco e levou-o para a aldeia, onde realizou então a cerimónia fúnebre. Logo após o enterro, Meng suicidou-se e assim ficou para sempre junto ao seu amado. Foi erguido um templo em Shanghaiguan, em honra de Meng Jiangnu. Ao que parece a lenda surgiu durante a dinastia Tang.

11 - Alguém já saltou sobre ela?

Em 2005, Danny Way, californiano, voou por cima da Grande Muralha num skate, tornando-se a primeira pessoa a cruzá-la sem auxílio de um motor. Ele repetiu o salto cinco vezes que foi assistido por vários individualidades e funcionários chineses. Dois anos antes, Wang Jiaxiong da província Shaanxi, no noroeste da China, morreu ao tentar cruzar a muralha de bicicleta, servindo-se de uma rampa.


A Grande Muralha da China


Olha só. A gente tem espalhados pelo mundo monumentos realmente impressionantes. Monumentos muito antigos e de um tamanho e beleza que fazem a gente ficar pensando em como foram construídos. Eu pelo menos sempre pensei nisso. O meu exemplo favorito, é a Grande Muralha da China.
muralha-da-china
Não é pra menos que ela seja o meu exemplo favorito. A Muralha da China é a maior construção em extensão já
edificada, que teve início no século III A.C. e está de pé até hoje!
Construída por volta de 220 A.C. com o objetivo inicial de impedir que nômades provindos de países vizinhos, tomou forma no norte da China para a proteção do país. Com o passar dos anos, outras utilidades foram descobertas para a Muralha, que passou a ser utilizada como potencial defesa em guerras e afins.
Muita gente não sabe que a Muralha não é contínua. Ela possui um total de 8.850 km, mas este total é dividido em vários trechos, que são completamente diferente entre si. Em geral, os pedaços apresentam 7 metros de largura na base e 6 no topo. Sua altura pode chegar a mais de 8 metros! E estes tantos quilometros levaram exaustivos dois milênios para chegar ao ponto que podemos ver hoje.
Para ajudar a compor a imponência da Muralha, fortes, torres e portões foram construídos ao longo de sua extensão. O que, claro, colabora bastante, né? Todos os elementos eram construídos com um propósito além de apenas aumentar a sua grandiosidade.
Os fortes, por exemplo, são alocados em posições estratégicas para que servissem como passagens entre as montanhas. Possuiam toda uma estrutura para que suportassem o trânsito da infantaria e da cavalaria, o que diversas vezes os transformavam em bases de operações.
As torres, bem mais altas, serviam para vigilância. Bem acima de todos (cerca de 10 metros de altura), ficava muito mais fácil perceber a aproximação do inimigo. Ficavam alocados sentinelas, que utilizavam de alguma forma de comunicação, como bandeiras, sinais de fumaça e outros para avisar sobre o possível ataque.
Pois bem. Contei toda essa história, para chegar ao ponto que mais me admira. A forma de gerenciamento foi utilizada na construção da Muralha. Eu, como boa apaixonada por Qualidade de Software, sempre me pus a estudar muito a área de Gerenciamento de Projetos. Durante o meu Trabalho de Conclusão de Curso, me deparei com esta questão.
A Muralha é extremamente grande. O tempo que ela levou para ser construída, foi absurdamente grande. O custo então nem se fala. Imagine a quantidade de pessoas que trabalharam na sua construção. Sem contar que não foi construída toda de uma vez e foi feita a partir de restos de outras edificações que já existiam.


Atividades

Complete
1 - A Muralha da China é  também denominada de ......................

2 - Com que finalidade foi construída a Muralha da China?..................

3 - Que tipo de materiais foram usados na sua construção? .....................................................................

4 - O que resta dela?.....................................................................................................


5 - Esta estrutura é apenas uma Muralha? .................................................................................................................................






Nenhum comentário: