segunda-feira, 1 de abril de 2013

História



História – Conseqüências da mineração

Foram de grande importância as conseqüências da mineração para o Brasil. Dentre outras, podem ser destacadas:
  • surgimento de novas cidades: Ouro Preto, Mariana, Sabará, Congonhas do Campo, São João Del Rei...:;
  • desenvolvimento da vida urbana;
  • mudança do eixo econômico do Brasil do Nordeste açucareiro para o Centro-Sul
  • formação da camada média da população;
  • transferência da capital para o Rio de Janeiro, em 1763;
·        desenvolvimento da arquitetura, predominando o estilo barroco.

A Sociedade mineira

Na época da mineração, a sociedade, apesar de continuar marcada pelo patriarcalismo, sofreu grandes transformações. Porém, de rural passou a urbana, havendo o surgimento de um grande número de cidades.
Com a descoberta do ouro, houve um grande desenvolvimento do comércio na região centro-sul do País. A vida passou a se caracterizar pelo luxo e pela ostentação por parte da camada privilegiada da população. Além disso, muitas pessoas daquela região adquiriram condições para estudar na Europa.
A classe alta da sociedade mineira era formada pelos donos de lavras, que dispunham de capital para a compra de aparelhamento especializado para a extração do ouro e de um grande número de escravos.
A camada inferior era composta de escravos negros. Apesar de serem numerosos, não constituíam a maioria da população. Seu modo de vida também se transformou: a organização do trabalho nas minas dava ao escravo maior liberdade de ação; alguns chegaram a trabalhar por conta própria, desde que pagassem periodicamente uma quantia preestabelecida para seu dono. Esse novo sistema de trabalho dava aos escravos a possibilidade de guardar ao ouro necessário para comprar a própria liberdade ( alforria).
Entre essas duas camadas surge uma intermediária, formada pelos faiscadores, pequenos comerciantes e aqueles que se dedicavam às manufaturas.
Você deve estar lembrado que a mineração trouxe para o Brasil muitos imigrantes portugueses, que para cá se dirigiam à procura de fortuna. Eles se dedicavam ao comércio ou à exploração do ouro, usando instrumentos rudimentares; não se fixavam num local determinado, indo catar o ouro, indiferentemente, em qualquer lugar que não estivesse ocupado por outro. Eram os chamados faiscadores.

As Artes

Durante o período açucareiro, não se pode afirmar que tivemos uma literatura brasileira, mas sim uma adaptação da literatura portuguesa ao Brasil.
Na época da mineração, ao contrário, desenvolveu-s uma literatura brasileira. Dentre os literatos desse período, destacamos:
* Frei de Santa Rita Durão: “Caramuru”;
* Basílio da Gama: “Uraguai”;
* Cláudio Manuel da Costa: “Obras Poéticas” ;
* Tomás Antônio Gonzaga: “Marília de Dirceu”.
Na arquitetura predominou o estilo barroco, com ornamentações exageradas. As igrejas, principalmente as de Minas Gerais, são suas grandes representantes.
Na música tivemos principalmente o desenvolvimento da música sacra. Em meados do século XVIII, houve a penetração da música erudita européia.
Na escultura, o maior nome foi Antônio Francisco Lisboa, “O Aleijadinho”. Era também arquiteto, mas foi como escultor que realizou suas maiores obras. Seus trabalhos encontram=se em várias cidades de Minas Gerais, como Ouro Preto, Sabará e Congonhas do Campo.




Nenhum comentário: