quarta-feira, 15 de maio de 2013

Ásia

Vídeos sobre a Ásia

 Quadro natural - http://youtu.be/CdT8A676h-M





Informações e dados sobre a Ásia, economia, relevo, geografia, países, mapa, rios, vegetação, religiões


Introdução 
A Ásia é um continente cujas terras estão localizadas, em maior parte, no hemisfério norte (oriental e setentrional). Ao norte, a Ásia é banhada pelo Oceano Ártico; ao sul pelo Oceano Índico; ao leste pelo Oceano Pacífico e a oeste faz fronteira com a Europa e África.  
Informações importantes sobre a Ásia: 
- A área do continente asiático é de 44.482.000 km². É o maior continente do mundo com 29,4% das terras emersas.
- É também o continente mais populoso do mundo com 3,95 bilhões de habitantes (pouco mais de 60% da população mundial).
O clima da Ásia pode ser dividido em quatro regiões climáticas: 
- Clima Siberiano (extremo norte da Ásia): temperatura baixíssimas, presença de tundra ao norte, taiga no centro e estepes ao sul.
Clima Mediterrâneo (Ásia Menor): verões quentes e secos e invernos com muita chuva.
Clima Desértico (Síria, Arábia, Índia e Irã): regiões com temperaturas elevadas durante o dia e frias à noite. Regiões áridas com baixo índice pluviométrico (chuvas).
- Clima de Monções (Ásia Oriental e Meridional): inverno seco e verão extremamente chuvoso.
- No campo econômico destaca-se o Japão (economia forte e industrializada desde o fim da Segunda Guerra Mundial), a Índia e a China. Estes últimos países vêm apresentando forte crescimento econômico desde a década de 90. O PIB (Produto Interno Bruto) da China, por exemplo, apresenta crescimento, em média, de 10% ao ano (nos últimos anos). O Bloco econômico mais importante na Ásia é a APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation, traduzido, Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico). Atualmente, fazem parte 20 países e uma região administrativa especial da China (Hong Kong), sendo que a maioria é de países asiáticos (Austrália, Brunei, Chile, Canadá, China, Indonésia, , JapãoCoreia do Sul, México, Malásia, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Filipinas, Rússia, Peru, CingapuraTaiwanTailândia, Estados Unidos e Vietnã).
- As principais religiões seguidas no continente são: islamismo, hinduísmo e budismo.
- O analfabetismo vem diminuindo no continente, atingindo, aproximadamente, 23 % da população.
- As cidades mais populosas da Ásia são: Mumbai ou Bombaim na Índia (18,3 milhões), Calcutá na Índia (14,7 milhões) e Xangai na China (17,1 milhões) e Tóquio no Japão (12,3 milhões de habitantes).
- Países que fazem parte da Ásia: AfeganistãoArábia SauditaAzerbaijãoBahreinBangladeshBruneiButãoCambojaCazaquistão, República Popular da China, Cingapura, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Iêmen, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Israel, Japão,Jordânia, Kuwait, Laos, Líbano, Maldivas, Malásia, MongóliaMianmarNepalOmãPaquistãoQatarQuirguistão, Rússia, Síria, Sri Lanka,Tadjiquistão, Tailândia, Taiwan, Timor-LesteTurcomenistão, Turquia, Uzbequistão e  Vietnã.
- Territórios asiáticos: Cisjordânia, Chagos, Cocos, Faixa de Gaza, Macau, Hong Kong, e Ilhas Christimas.
- Principais rios da Ásia: Yangtze, Ienissei, Huang He, Amur, Lena, Mekong, Volga, Eufrates e Indo.
- Principais ilhas da Ásia: Grande Comore, ilhas Agalega, Sumatra, Honshu, Sulawesi, Java e Bornéu.

Relevo da Ásia.

 No continente asiático há um magote de cadeias montanhas demasiadas atlas. A Ásia possui as quinze maiores montanhas do mundo, entre elas, o monte Everest, se como uma "murada" que divisa a china e a porção Sul do continente, estendo-se em arco, com 2.800 km de extensão.
Há nesse continente várias planícies extensas e elevadas. A planícieIndo-gangética tem uma grande importância econômica pelo fato de ser atravessada pelos rios Indo e Ganges. Através do atrito das águas destes rios, ocorreu uma erosão de montanhas, cujos sedimentos foram acumulados e formaram tal planície. É uma região fértil.
* A planície Siberiana situa-se entre o planalto central Siberiano e os montes Urais, na Rússia com 7 milhões de km², é a planície mais, extensa do continente.
 *A planície da Indochina, a sudeste do Himalaia, é uma região muito fértil, apresentando uma grande vala econômica.
 *A planície Chinesa e da Manchúria destacam-se no Leste asiático, por permitirem o desenvolvimento agrícola em larga escala, através de um solo de grande fertilidade.
  *A planície da Mesopotâmia é situada entre o Rio Tigre e o Rio Eufrates. É uma região que apresenta enormes atividades agrícolas, por isso é chamada de crescente fértil, e na qual se acredita ter sido a primeira região a ser cultivada da história.
As depressões são outros tipos comuns de relevo no continente. A maior delas é o mar Morto, Situado a 392m abaixo do nível do mar. O mar Cáspio também é uma depressão.
  O outro tipo de relevo muito comum no continente são os planaltos, são eles: planalto da Arábia (ao oeste da península Arábica);planalto Central Siberiano (na Rússia); planalto do Pamir (no Tadjiquistão); planalto do Tibete (ao norte do Himalaia); planaltodo Irã (no território do Irã); planalto do Decã (na Índia);planalto de Aldai (ao oeste da Rússia); planalto de Anatólia ( na Turquia); planalto da Mongólia ( a nordeste do Tibete).

Mapa do relevo Asiático


Vegetação

   Esta é a penúltima postagem sobre o continente asiático e nela, vamos falar sobre a vegetação no continente. Além dos pontos econômicos de lá, a Ásia possui uma vasta diversidade vegetal então não é só na industria que o local se destaca.
    A vegetação de taiga ou mais conhecida como floresta boreal de coníferas apresentam invernos muito frios e verões muito quentes, por esse motivo é necessário arvores bem adaptadas a esse tipo de temperatura, por isso, as plantas do lugar tem forma de cone. A mias conhecida das arvores é o cedro, que sofre um grande desmatamento na região.
   Tundra é a vegetação onde se adaptam mais musgos e líquens, pois lá o solo permanece congelados mais de 75% do ano (equivalente a dez meses). Essa vegetação só aparece na e´poca do degelo, ou seja, em dois meses.
    Floresta temperada é a vegetação mais simples, pois as folhas caem em determinada parte do ano, por isso as plantas são denominadas de "decíduas".
   Na vegetação de desertos quentes é possível se avistar plantas xerófitas e quase não existe umidade, lá existem muitos cactos. Existe também a vegetação de desertos Frios, Que aparecem poucos musgos e líquens , o solo é mais rochoso e não apresenta muita fertilidade.
   As pradarias (que também são conhecidas como estepes) existe apenas um mínimo de umidade, por esse motivos ajuda a manter a pecuária na região
    A floresta tropical possuem plantas de grande porte. As temperaturas são bem altas no verão e existe bastante umidade. Esse lugar também é bastante devastado por causa de sua vegetação que possui muito valor no mercado internacional.
     A floresta Subtropical tem folhas perenes e estão adaptadas tanto em estações secas, quanto chuvosas.

Hidrografia


A ásia é um continente de grande diversidade hidrogáfica contendo rios, lagos e até planícies decorrentes destes.
Um exemplo são os rios Ganges e Bramaputra, cujo delta (formação semelhante a um triângulo na foz dos rios), deles formam uma planície de sedimentação.
Esta planície de sedimentação está localizada em um país com elevado índice populacional, Bangladesh, com mais de 160 milhões de habitantes sendo 1.102 por quilômetro quadrado.
Além dos rios, encontramos lagos asiáticos importantes como o Baikal localizado na Rússia, Balkhash localizado no Cazaquistão e outros como o Mar Cáspio que divide a Ásia da Europa, Mar de Aral e Mar Morto.
Os lagos e rios localizados nas altas latitudes do continente asiático são congelados no inverno rigoroso.


Nenhum comentário: