Resumo

As buchas vegetais são o fruto de uma trepadeira chamada Luffa, pertencente à mesma família da abóbora. Seu cultivo exige pouco trabalho. Aqui você aprenderá passos simples para produzi-las em casa, seja no quintal, no terraço ou até na sacada do seu apartamento. 

 

Você precisa de


Jardineira quadrada grande (50x50x50) 1 
Terra preta 
Sementes de Luffa cylindrica 3 
Tesoura para podar 1

Passos


1

No centro da jardineira, cave 2 ou 3 cm de profundidade na terra e coloque 3 sementes de Luffa cylindrica. Cubra as sementes com um pouco de terra preta e regue. A melhor época para o plantio é o início da primavera.

2

Coloque a jardineira em um lugar onde o sol bata diretamente na planta e perto do suporte onde a trepadeira poderá se agarrar.

3

No verão a planta terá com caules longos que se expandem rapidamente. Acomode-os com cuidado sobre uma grade ou suporte. Em poucos dias a planta terá tomado parte da estrutura e oferecerá uma bela sombra.

4

Mantenha a planta sempre hidratada. Mas a quantidade de água deve ser moderada, porque o excesso de umidade favorece a proliferação de fungos.

5

Como se trata de uma planta anual, você precisará esperar o verão seguinte para colher as buchas vegetais.

6

A colheita deve ser feita quando a casca fica amarelo-castanho. Com a tesoura para podar, corte o pecíolo do fruto (cabinho pelo qual se prende à planta). Não o arranque com a mão.

7

Coloque as buchas sobre uma folha de jornal em um lugar seco e fresco. Em poucos dias a casca e as sementes se soltarão. Guarde as sementes se quiser plantar mais pés.

8

Para clarear ou tingir as buchas, basta submergi-las durante cerca de 30 minutos em uma mistura de água com cloro ou com anilina natural da cor desejada, e depois pendurá-las para secar.

Importante

  • Você pode conseguir as sementes em uma loja de plantas. A Luffa acutangula (também conhecida como bucha-de-metro) é uma espécie em forma de gota e a Luffa cylindrica (bucha-de-purga) é mais cilíndrica.
  • Colha as buchas somente após estarem totalmente secas. Se você tirá-las do pé ainda verdes, elas não se secarão e acabarão apodrecendo. 

    Fonte: Internet



    Atenção
    Este texto foi publicado pela equipe do Bem Simples e não pode ser modificado pela comunidade.