A inflamação é um componente importante na maioria das condições de dor reumática e nas doenças reumáticas. Pode combater a inflamação e a dor reumática se incluir na sua alimentação uma boa quantidade de alimentos que reduzam a inflamação e reduzir ao mínimo o consumo de alimentos que contêm agentes inflamatórios.
Agricultura BiológicaAqui ficam alguns conselhos simples para a sua dieta que podem ajudar a aliviar os sintomas das doenças reumáticas:
Alimentos que deve comer
Alimentos ricos em ómega-3 ajudam a reduzir a inflamação e, assim, a melhorar as condições reumáticas.
Boas fontes de ómega-3 poli-insaturados: peixes gordos, mariscos, sementes de linho e óleos feitos a partir destas fontes.
Deve comer peixe gordo pelo menos 2 vezes por semana, e fazer uma refeição de peixe ou frutos do mar, pelo menos, a cada dois dias.
Deve usar alguns óleos deste grupo nos seus pratos, ou tomar um par de colheres de sopa de óleo, por dia como um suplemento.
Estes óleos não devem ser usados para fritar ou cozinhar, e devem ser armazenados no frio, bem fechados. Isto porque oxidam facilmente pela exposição ao calor e ao oxigénio e, portanto, podem originar substâncias nocivas.
Boas fontes de gorduras mono-insaturadas são: azeitona, cânola, colza, amêndoas, amendoim, castanha de caju, noz, avelãs, pistachios, avelã, abacate e óleos feitos a partir destas fontes.
Estes óleos podem ser usados para cozer e em fritura suave, pois resistem melhor ao calor do que os ómega-3.
Também se devem usar na cozinha, em especial, e como não podia faltar numa dieta mediterrânica, o azeite virgem extra (atenção ao comprar nas lojas, escolham sempre um que tenha no rótulo azeite virgem extra).
Deve acompanhar sempre estes óleos com bastantes vegetais. Deve também comer muita fruta devido ao seu alto teor em vitaminas, minerais e antioxidantes.
Alimentos que deve comer moderadamente
Alimentos como o óleo de soja, óleo de milho ou de óleos feitos a partir destas fontes: girassol, cártamo, de semente de uva, sementes de algodão, nozes, gergelim e germe de trigo. A gordura presente nestes tipos de óleo pode aumentar a inflamação.
Pão e produtos feitos de farinhas refinadas também aumentam a inflamação.

Alimentos que não deve comer
Não deve comer alimento ricos em gorduras saturadas, como a carne, enchidos e produtos de charcutaria.
Não deve consumir gordura que foi quimicamente alterada para dar uma outra consistência. Encontra-se nos rótulos com o nome de gorduras hidrogenadas. Este tipo de gordura tem um efeito muito negativo sobre a saúde e podem ter potentes agentes inflamatórios. Margarina, salgadinhos, fast food, snacks, refeições pré-cozinhadas geralmente têm esse tipo de gordura.
Como sempre deve fazer uma alimentação variada, mas tendo em conta os alimentos que deve comer mais, os que deve comer moderadamente e aqueles que deve evitar.
Se tiver este cuidado provavelmente conseguirá aumentar a sua qualidade de vida.