terça-feira, 25 de junho de 2013

Formação dos Estados Unidos

Formação das colônias


Os Estados Unidos teve origem com trezes colônias inglesas na América, isto a partir do século XVII. Num período de dois séculos, foi reunido mais de 2 milhões de habitantes. Entre colônias do Norte e do Sul havia grandes diferenças. Isto porque nas colônias do norte, a estrutura administrativa era baseada em uma ocupação de pequenas propriedades e colonos livres; nas do sul, era o oposto: grandes fazendas de produtos tropicais, cultivados por escravos africanos. Mesmo com essas diferenças, e como consequência, os vários conflitos resultantes, não impediu a formação de uma nação soberana e unificada.
As colônias do Norte e do Centro tiveram um desenvolvimento bem deferente das do Sul. Nestas regiões predominavam as pequenas e medias propriedades. Otrabalho era livre, exercido por colonos que fugiram da Europa, o chamado Novo Mundo, por motivos políticos ou religiosos.
Um dos símbolos desses primeiros núcleos protestantes foi o navio Mayflower, que partiu da Inglaterra em 1620, levando mais de 100 pessoas, conhecidas na tradição de norte americana com país Peregrino.


Fatores que colaboraram para independência norte-americana


A Guerra dos sete anos (1756-1763) - Essa guerra envolveu a Prússia e Inglaterra de um lado, e a França, Áustria e seus aliados, de outro. As causas se relacionavam às disputas econômicas entre a França e a Inglaterra, principalmente ligadas às colônias da América do Norte. Com o controle comercial e marítimo das colônias das Índias e da América do Norte, trouxe à Inglaterra a obrigação de apertar o pacto colonial para dar equilíbrio financeiro ao país através da implantação de novos atos nas colônias.
Essas novas medidas muito prejudicaram o desenvolvimento da colônia, que desde o início gozava de uma certa autonomia política, alterando os ânimos dos dominados que, somado aos ideais iluministas, desencadearam as guerras buscando a emancipação política dos Estados Unidos.
Com o pretexto de recuperar as finanças do estado, abalados com a guerra com a França, os ingleses adotaram diversas lei coercitivas, que na prática serviriam para garantir o mercado colonial para os produtos de outras colônias ou comercializados por empresas inglesas, particularmente o chá, monopolizado pela Companhia das Índias Orientais.
As principais leis coercitivas foram:
-Lei do Açúcar (1764) taxando o açúcar que não fosse comprado das Antilhas Inglesas.
-Lei do Selo (1765) obrigava a utilização de selo em qualquer documento, jornais ou contratos.
-Lei do Chá (1773) garantia o monopólio do comércio de chá pra a Cia das Índias Orientais.
-Leis Intoleráveis (1774) impostas após a manifestação do Porto de Boston, interditava o porto da cidade, imposição de um novo governador para Massachussets e aquartelamento de tropas britânicas.

Nenhum comentário: