Atividades econômicas
A mais importante é a extração mineral, com destaque para a produção de estanho, gás natural, chumbo, zinco, prata e petróleo
A indústria é quase inexistente. As poucas fábricas empregam baixa tecnologia e estão voltadas para a produção de bens de consumo.
A agricultura, praticada principalmente no altiplano e nos vales, é de subsistência, destinada ao abastecimento do mercado interno e dependente da mão de obra familiar e de técnicas tradicionais de tratamento do solo, plantio e irrigação. Os principais produtos agrícolas são o café, cana-de-açúcar, milho e batata.
O Peru
O território peruano tem 1.285.220 km2, abrangendo uma população de pouco mais de 29 milhões de habitantes, cuja principal característica é a elevada participação de indígenas( 45%) em sua composição étnica.
Herança inca
O Peru é o maior herdeiro da cultura inca. Em seu território situa-se a cidade de Cuzco, cujo nome, na língua quíchua, significa "umbigo do mundo". Cuzco foi um dos principais centros da religiosidade e da cultura dessa antiga civilização pré-colombiana, organizada em um Estado que dominou a região andina entre o ano 1200 e a conquista espanhola em 1533. Os territórios subordinados ao Inca ( o imperado) abrangiam o norte da Argentina e do Chile, todo o território do Peru e da Bolívia, o Equador e o sul da Colômbia.
Conflitos sociais
As desigualdades sociais são acentuadas no Peru, país que apresenta uma parcela significativa de sua população vivendo abaixo da linha de pobreza.
Em reação às péssimas condições de vida da população, surgiram grupos guerrilheiros, como o Sendero Luminoso e o Movimento Revolucionário Tupac Amaru, responsáveis por diversos atentados ocorridos no país, principalmente ao longo da década de 1980.
Durante a década de 1990, o governo de Alberto Fujimori combateu os movimentos guerrilheiros e prendeu os principais líderes desses grupos, melhorando a segurança interna.. Por outro lado, provocou uma crise política por envolvimento em corrupção e desvio de dinheiro público para "paraísos fiscais". Temendo a prisão, Fujimori fugiu para o Japão em 2000.
Desde então, o Peru teve melhoras nos seus indicadores econômicos e sociais, porém, as más condições de vida da maioria da população não foram alteradas substancialmente.
Regiões do Peru
O território do Peru é organizado em três grandes áreas: a região costeira (La Costa), entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes. a montanhosa (La Sierra), e a região da Floresta Amazônica (La Selva) situada a leste dos Andes.
La Costa
A região costeira ou litorânea, apesar de conter uma grande área desértica, concentra a maior parte da população e as mais importantes cidades peruanas, como Lima, capital do país, Callao, Piura e Trujillo.
Os principais produtos agrícolas cultivados na região costeira são arroz, frutas, milho e horticultura, obtidos com o auxílio de processos de eirrigação.
A corrente marítima fria de Humboldt ) ou do Peru) torna o litoral desse país rico em plâncton, atraindo grandes cardumes de várias espécies. Por esse motivo, o litoral contribui de maneira fundamental para a economia do país. O Peru é um dos maiores produtores e exportadores mundiais de pescado
La Sierra
A região montanhosa, constituída pela Cordilheira dos Andes, abriga uma parcela significativa da população indígena. Vivendo nas vertentes e nos vales férteis, esses habitantes empregam-se como mão de obra barata nas zonas de mineração ou desenvolvem a agricultura de subsistência. As maiores riquezas dessa região são as jazidas minerais, com destaque para a produção de prata, zinco, estanho e cobre.
La Selva
A região da Floresta Amazônica corresponde a mais de 60% da área territorial do Peru e é pouco povoada. Ali exploram-se madeira, o látex para produção de borracha, as plantas medicinais e o petróleo. Iquitos no peru é o centro regional mais importante.
A Amazônia peruana tem sido usada para o cultivo de maconha e coca. A atividade já abrange uma vasta extensão de terras e grande número de trabalhadores rurais de baixa renda. A produção peruana de narcóticos é a terceira maior do mundo, sendo superada somente pela Colômbia e Bolívia.
Prova de Geografia – 7ª ano
1 – Por que a América Andina é
assim chamada?
2 – Cite os países e as capitais.
3 – Qual sua área?
4 – Qual a população?
5 – Qual é o principal elemento
da paisagem da América Andina?
7 – Rios que nascem no lado
oeste da cordilheira deságuam no ........................ são de .................
8 – E os que nascem no lado
leste deságuam no e são de ...............
como o ..................
9 – Porque a população enfrenta
problemas com a água potável?
10 – Cite os tipos de clima.
11 – Cite os tipos de vegetação.
12 – Explique o parágrafo “Uma
região instável”
13 – O que os povos andinos
herdaram da sociedade pré-colombiana?
14 – Qual a característica
compartilhada pela maioria dos países andinos? 15 – Os países andinos dependem
fortemente da extração mineral, sobretudo de
16 – O Chile e a Venezuela
destacam-se como os países mais ............................................
17 – Cite os principais produtos
agrícolas.
18 – Explique porque eles
cultivam ilegalmente maconha e coca.
19 – O ................ é uma
estreita faixa entre a..................................... e o .............................
...........................
20 – Cite as reformas feitas no
Chile.
21 – Cite as regiões do Chile.
22 – Cite os climas
23 – Qual o deserto do Chile?
24 – Cite as jazidas existentes
no Chile.
25 – Explique a atividade
pesqueira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário